Aparelhos


Standard Electric (chifrudinho)


Aparelho telefônico Standard Electric, no Brasil conhecido também como "chifrudinho", devido ao formato da plataforma de apoio do monofone. A Standard Electric Company é uma empresa americana fundada em Saginaw, Michigan, Estados Unidos, em 1929. Este aparelho foi desenhado em 1937. A fábrica de rádios, equipamentos de comunicação e componentes eletrônicos se instalou no Brasil em 1951, no Rio de Janeiro, no bairro de Vicente de Carvalho, com o nome de "Standard Eléctrica". A partir dos anos 1953/54, até meados dos anos 1960, boa parte das linhas telefônicas automáticas que demandavam aparelhos telefônicos com disco eram instaladas com este modelo de aparelho pela CTB - Companhia Telefônica Brasileira. Era confeccionado em baquelite, material duro e resistente, derivado do petróleo, digamos que "precursor" do plástico. O cordão ou cabo era padronizado de pano, da cor do aparelho. Alguns modelos apresentavam o fio trançado, uma trança de quatro fios pretos lisos, sem o invólucro de pano.



 
___________________________________________________________________________________


 Standard Electric (chifrudinho) branco


Aparelho telefônico Standard Electric em baquelite branco. Foi uma versão bem limitada do aparelho anterior preto. Considerado "mosca branca", dada a sua raridade, edição limitada. Segundo depoimentos de pessoas que viveram na época, esta versão era mais vista em mansões e em gabinetes de importantes empresas, apartamentos de hotéis e flats de luxo.



____________________________________________________________________________________


                                                             Standard Electric Sonofone


Aparelho Standard Eléctrica modelo Sonofone. Foi a versão seguinte do modelo "chifrudinho" anterior. Confeccionado já em plástico, começou a ser fabricado em 1965, e a primeira leva era da cor cinza padrão. Foi produzido em larga escala a partir de 1970. Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro eram os mais instalados, lembrando que nesta época a companhia telefônica instalava a linha e cedia o aparelho em regime de comodato. Aparelhos telefônicos não eram vendidos em loja ao gosto do freguês como são hoje desde a década de 90.  Em meados da década de 70 começaram a ser fabricados na versão "luxo" nas cores verde, vermelho (é o caso deste da foto) e azul claro. As tampas rosqueáveis do monofone eram sempre brancas em quaisquer das cores deste modelo.




___________________________________________________________________________________


 PTT modelo W65 de parede (Holanda)


Este aparelho foi fabricado pela empresa holandesa PTT, que era parceira da sueca Ericsson e da alemã Krone. Há componentes nele de ambas as empresas. Modelo W65 (a letra W indicava que era a versão "de parede" do modelo PTT 65). Informações obtidas no site holandês www.telefoonmuseum.com. É muito semelhante com o design da marca Standard Electric, fácil de associar e confundir, mas não é.






A foto acima foi extraída do site telefoonmuseum.com, ilustrando o modelo de mesa, PTT 65, que lembra muito o Standard Electric Sonofone:

____________________________________________________________________________


Standard Electric Sonofone (teclas)


O desenho é igual ao do Sonofone, mas esta versão argentina é de teclas funcionando com tom ao invés de pulse. É uma bela versão rara de um telefone eletrônico e mecânico ao mesmo tempo. A grande vantagem é que interage com centrais digitais, ao contrário dos telefones de disco decádicos (pulse).



___________________________________________________________________________________

                                                                         
                                              Standard Electric argentino modelo "sapo"

                                                             
Como no Brasil, por muito tempo as linhas telefônicas na Argentina eram instaladas e o aparelho telefônico era de propriedade da empresa Entel. Depois de muita pesquisa, descobri que o desenho do aparelho era o mesmo, mas houve duas empresas que o fabricaram: a Standard Electric e a Talleres Ciudadella, entre 1968 e 1980. Este da foto foi fabricado pela Standard Electric. É popularmente conhecido no país de origem como "sapo", dada a semelhança de seu bojo ao réptil supracitado.



 __________________________________________________________________________________


                                                                       Ericsson DBH


O primeiro desenho  data de 1931. Eram aparelhos semelhantes a este modelo. Marcou a chegada da telefonia automática (uso de disco e não mais manivela). Começou a ser fabricado em maior escala na Suécia em 1951. A Ericsson inaugurou sua fábrica de São José dos Campos em 1955, mas, ainda assim, todos os aparelhos deste modelo aqui no Brasil anteriores ao ano de 1960 eram importados da Suécia. A partir deste ano, começaram a ser fabricados também aqui. Por isso, debaixo do aparelho se constar "Made in Sweden", indica que foi importado deste país pela Ericsson do Brasil e é anterior a 1960. Todos os aparelhos onde esteja impresso "Ericsson do Brasil" foram fabricados aqui e são posteriores a 1960 até 1965. Há versões com fio de pano (como este da foto, de 1947) ou em espiral como no modelo seguinte de parede
.

 O modelo da foto abaixo é o precursor de todos ou outros, do ano de 1931. Imagem retirada do site ericssonhistory.com:


__________________________________________________________________________________

                                                
                                                            Ericsson DBH de parede
                                             

Versão do telefone anterior, mas de parede, já com fio em espiral, pois os modelos anteriores eram com os fios de pano. Este modelo de parede era mais visto em áreas operacionais de empresas, fábricas e comércios.

 __________________________________________________________________________________


                                                                     Ericsson DLG (Dialog)
                           


Este modelo foi desenhado e fabricado na Suécia entre 1961 e 1979. No Brasil, apareceu em 1970 importado deste país, com os fios na cor cinza e o centro do disco vermelho (foto abaixo, no fim desta postagem). A partir de 1977/78 começou a ser fabricado aqui em larga escala, até 1988, dividindo espaço com os aparelhos GTE Starlite também de disco que serão mostrados a seguir. Nos primeiros anos da década de 1980 sairam versões de luxo nas cores vermelho, azul e verde em tons "petróleo", que são mais raros por serem edições de luxo. Este aparelho está sendo muito procurado hoje por admiradores de "design vintage" tido como "retrô", e vendido em algumas lojas do gênero pintado com tinta automotiva com as mais variadas cores.




 Abaixo, foto retirada do site ericssonhistory.com do modelo recém-lançado em 1961, na Suécia:



E este, logo abaixo, foi o primeiro modelo que apareceu no Brasil em 1970, citado no texto acima do descritivo deste modelo:




___________________________________________________________________________________


                                                             Ericofon / Cobra / JK



Modelo inteiriço, uma só peça, repare ao fundo a campainha externa, que é aquela caixinha branca, muito rara, pois era um item opcional. Era muito usado como extensão, nos dormitórios. Os fios com a linha eram conectados nesta caixa externa com a campainha, ou no caso de extensão era ligado direto. Foi introduzido no mercado institucional na Suécia pela Ericsson em 1954 e residencial em 1956, revolucionando o design dos telefones. Otimizou o uso dos telefones de cabeceira nos leitos hospitalares pela praticidade de somente erguê-lo e discar virando-o. Ao ser erguido, já está com o tom de discar. Basta colocá-lo na mesa e desliga, pois liga e desliga através do botão vermelho no centro do disco. Em seu país de origem era conhecido como "Cobra" pelo formato "naja" de sua cabeça. No Brasil é conhecido como "JK", pois o presidente Juscelino Kubitcheck encantou-se com o modelo durante a construção de Brasília, e mandou importar um lote da Suécia em 1957. Também foi com este aparelho que foi inaugurada a central telefônica da nova capital em abril de 1960. Neste evento, com um aparelho deste modelo o então prefeito de Brasília Israel Pinheiro fez uma ligação para o presidente Juscelino no Rio de Janeiro.



Na foto abaixo, do site telephonetribute.com, exemplos de cores disponíveis:


 Por ter feito sucesso também nos Estados Unidos, a empresa Western Electric, sob licença da Ericsson LM da Suécia,  também começou a fabricá-lo:




O Ericofon fabricado nos Estados Unidos vinha com os números impressos por fora dos discos e letras por dentro, segundo o padrão americano vigente.


 _______________________________________________________________________________
                       

                                      Badisco Ericsson sueco com campainha tipo "cigarra"


Badisco é um telefone de mão com a finalidade de testar e verificar o funcionamento de linhas telefônicas nas centrais públicas, postes, permitindo ao técnico um exame mais preciso, detectar defeitos. Este modelo é da Suécia, da marca Ericsson LM. Não há data registrada no aparelho, não foi encontrado registro em minhas pesquisas.
_____________________________________________________________________________

                                                             Siemens Tartaruga preto
                                      

Aparelho Siemens & Halske, desenvolvido na Alemanha em 1954. Chegou ao Brasil por volta de 1967/68, nas cores preto e roxo. Tem o fio trançado, de plástico preto e campainha alta e agradável.






A foto publicitária da época divulgava também as cores disponíveis na Alemanha: vermelho, cinza, creme verde claro e preto.



___________________________________________________________________________________
                                            
               
                                                         Siemens Tartaruga verde
 

A partir de 1970 começaram a ser fabricados no Brasil pela Siemens em maior escala este modelo verde, com fio flexível e não mais trançado como na década de 60 importados. Pela cor verde, dado o seu formato, recebeu o apelido de "tartaruga". Era encontrado predominantemente em escritórios comerciais, aeroportos e repartições públicas.


 ___________________________________________________________________________________


                                                           Auso Siemens Grillo (Itália)
 

O telefone Grillo Auso Siemens foi projetado pelos designers Marco Zanuso e Richard Sapper no ano de 1965, sendo reconhecidamente um clássico do estilo moderno. É o precursor dos "flip phones (telefones dobráveis - que são seguramente a fonte onde se inspiraram os designers modernos para desenvolver muitos dos atuais celulares). Fabricado entre 1965 e 1968.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               


A foto da propaganda italiana da época indica que havia várias cores do modelo:




 __________________________________________________________________________________

Siemens Auso italiano


Fabricado entre 1962 e 1968, este foi o primeiro aparelho telefônico instalado em regime de comodato aos assinantes italianos. Adquirido na Argentina em 2012, considerando que muitos argentinos são descendentes diretos de italianos...



 ___________________________________________________________________________________

                                                                                RFT


Este modelo começou a ser fabricado na Alemanha Oriental, na época comunista.  Segundo o site henderson-tele.com, data de 1959. Foi produzido em baquelite até 1974. Posteriormente foi produzido em plástico injetado em várias cores. Entre 1959 e 1962 o fio era trançado, e não em espiral como este modelo das fotos.







 Foto abaixo extraída do site henderson-tele.com, do modelo anterior a este, fabricado entre 1959 e 1962, com o fio trançado e o centro do disco branco com detalhes:


___________________________________________________________________________________

                                                  DeTeWe - Deutsche Telephon Werke
                                              

A Deutsche Telephon Werke Aktiengesselschaft & Co. foi fundada em Berlim em 1887. Este modelo de telefone foi criado em 1932 pretendendo ser um modelo mais compacto. Nos anos 40 e 50 foi fabricado em baquelite branco e preto. Houve variações também no formato do monofone. Este aparelho da foto, que faz parte da coleção é dos anos 50, e já foi restaurado, segundo fotos de sites europeus de compra e venda.




 Segundo o site britishtelephones.com, a versão anterior é este aparelho da foto abaixo:


__________________________________________________________________________________


                                                                    GTE Stirlite







____________________________________________________________________________________

  
                                                               GTE Starlite teclas





 ___________________________________________________________________________________


                                                                     ITT americano





 ___________________________________________________________________________________

 
                                                                      Equitel Masterset




 ___________________________________________________________________________________


                                                                  Equitel Standard


____________________________________________________________________________________


                                                                      Gradiente Smart